sexta-feira, 10 de abril de 2009

Tríduo Pascal - Sexta-feira Santa - A missão de Cristo na Cruz



“A cruz salvou e transformou o mundo, expulsou o erro, introduziu a verdade, tornou a terra em céu e os homens como anjos”.

São João Crisóstomo, Bispo e Doutor da Igreja

“Somente o sangue imaculado de Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo derramado na dolorosa cruz do Calvário tem o poder de purificar todo o pecado na alma do mais vil pecador. Esse é único sacrifício do qual a humanidade depende para salvação.

A missão de Cristo na cruz é o único meio que faz transportar a pessoa do erro para verdade, das trevas para luz, do pecado para o perdão e santificação, da maldição para benção, da perdição para salvação, do inferno para o céu. O escândalo da Cruz de Cristo, além de ser a derrota radical do mal, foi obra única da nossa eterna e bendita salvação realizada pela Santíssima Trindade; escândalo ainda para muitos, incompreensível e não aceito.

A cruz é contraditória e paradoxal para a mente racional, no entanto, nela centraliza-se toda a justiça e a radicalidade do amor de Deus para remissão do gênero humano. É ao pé da Cruz do Redentor que todos precisam se ajoelhar para contemplar seu estado de pecador e ao mesmo tempo de perdoado e regenerado pelo sangue do Cordeiro Imaculado, para depois contemplar as mansões celestiais. Foi no Calvário que se abriu no coração de Jesus Cristo a nossa morada eterna. O nosso lar celestial no coração de Jesus nasceu no Calvário e graças à misericórdia do amor do Bom Deus.


O ser humano só é feliz em verdade na vivência dessa verdade da cruz de Cristo que liberta de todo engano e de toda ilusão desse mundo passageiro. A convicção desse fato faz com que se viva com segurança, fé, paz e amor. Jesus de Nazaré é o perfeito modelo de tudo quanto há de bom, esplêndido e belo no mundo. Só n’Ele encontramos o verdadeiro sentido para vida. Em Jesus temos a plenitude do amor, da felicidade e da eternidade já no presente. A experiência com Cristo preenche todo o nosso ser e nos leva a uma dimensão transcendental, a um universo de espiritualidade, de fé, de busca ardente de Deus, de busca da imensurável santidade e de um mundo belo e fraterno.

A missão de Jesus Cristo na cruz foi obra perfeita e única da redenção humana. A maior expressão do amor de Deus. Oh! Como é glorioso receber em nosso coração esse tão grande mistério do Amor Eterno, esse tão imenso Sacrifício de amor”.

Pe. Inácio José do Vale, OSBM

Nenhum comentário: