sábado, 18 de abril de 2009

OITAVA DA PÁSCOA – Emaus, olhos impedidos de O reconhecer



«Os seus olhos, porém, estavam impedidos de O reconhecer»

”Acabais de ouvir, irmãos caríssimos: dois discípulos de Jesus caminhavam na estrada e, não acreditando que era Ele, d'Ele falavam, porém. O Senhor apareceu-lhes, sem contudo se lhes mostrar sob uma forma por que o pudessem reconhecer. O Senhor realizou portanto no exterior, aos olhos do corpo, o que neles se cumpria no interior, aos olhos do coração. No seu próprio interior, os discípulos amavam e duvidavam em simultâneo; no exterior, o Senhor estava presente sem no entanto manifestar Quem era. Àqueles que d' Ele falavam, oferecia a sua presença; mas aos que duvidavam d'Ele, escondia o aspecto habitual, que lhes teria permitido reconhecê-lo. Trocou algumas palavras com eles, reprovou-lhes a lentidão em compreender, explicou-lhes os mistérios da Sagrada Escritura que lhe diziam respeito. E, no entanto, no coração deles continuava a ser um estranho, por falta de fé; fez então menção de seguir para diante. A Verdade, que é simples, nada fez com duplicidade, mas manifestou-se simplesmente aos discípulos no seu corpo tal como estava no espírito deles.


Com esta prova, o Senhor queria ver se os que ainda não o amavam como Deus eram ao menos capazes de o amar como viajante. A Verdade caminhava com eles; não podiam pois continuar estranhos ao amor; ofereceram-lhe hospitalidade, propondo-lhe que pernoitasse com eles, como se costuma fazer aos viajantes. Por que dizemos então que eles lhe propuseram, quando está escrito: «Insistiram com Ele»? Este exemplo mostra-nos bem que não devemos apenas oferecer hospitalidade aos viajantes, mas fazê-lo com insistência.

Os discípulos puseram a mesa, ofereceram da sua ceia; e, não tendo reconhecido a Deus quando da sua explicação da Sagrada Escritura, eis que o reconhecem agora, na fração do pão. Não foi pois ao escutar os mandamentos de Deus que ficaram iluminados e seus olhos enxergaram, mas ao pô-los em prática”.

São Gregório Magno, Papa e Doutor da Igreja
Homilia 23 sobre o Evangelho

Nenhum comentário: