domingo, 19 de abril de 2009

SEGUNDO DOMINGO DA PÁSCOA – FESTA DA DIVINA MISERICÓRDIA



A Festa da Divina Misericórdia é uma Festa oficial da Igreja, celebrada no Primeiro Domingo após a Páscoa da Ressurreição, ou seja, no Segundo Domingo da Páscoa. Foi estabelecida oficialmente como Festa universal pelo Papa João Paulo II e a Igreja recomenda que este dia seja celebrado como “Domingo da Divina Misericórdia”, conforme solicitado pelo Papa João Paulo II, quando a estabeleceu.

A Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos publicou, em 23 de maio de 2000, um decreto no qual estabelece, por indicação do Papa João Paulo II, a Festa da Divina Misericórdia, que terá lugar no segundo Domingo da Páscoa. A denominação oficial deste dia litúrgico será «Segundo Domingo da Páscoa ou da Divina Misericórdia».


O Papa já o havia anunciado durante a canonização da Irmã Faustina Kowalska, no dia 30 de abril: «Por todo o mundo, o segundo Domingo da Páscoa receberá o nome de Domingo da Divina Misericórdia, um convite perene para os cristãos do mundo enfrentarem, com confiança na divina benevolência, as dificuldades e provas que a humanidade irá enfrentar nos anos que virão» (Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos, Decreto de 23 de Maio de 2000).

Entretanto, o Papa João Paulo II não havia escrito estas palavras, que foram proferidas de improviso, de modo que não apareceram na transcrição oficial dos seus discursos nessa canonização.

O Papa dedicou uma de suas Encíclicas à Divina Misericórdia e a chamou «Dives in misericordia».


A Festa da Divina Misericórdia tem suas origens com Santa Maria Faustina Kowalska, que em 1931 recebeu de Jesus revelações, uma entre as quais sobre a instituição dessa Festa na Igreja. Jesus pediu a instituição da Festa da Divina Misericórdia e a ela refere 14 vezes em seus colóquios com Santa Faustina, expressando o imenso desejo do Seu Coração Misericordioso de distribuir, neste dia, as suas graças:

"Neste dia, estão abertas as entranhas da Minha misericórdia. Derramo todo um mar de graças sobre as almas que se aproximam da fonte da minha Misericórdia; a alma que se confessar e comungar alcançará o perdão total das culpas e penas; nesse dia estão abertas todas as Comportas Divinas, pelas quais fluem as graças” (Diário, 570).

"Dize à humanidade que sofre que se aproxime do meu Coração Misericordioso, e Eu a cumularei de paz” (Diário 1074).


O decreto vaticano esclarece que a liturgia do segundo Domingo de Páscoa e as leituras da Liturgia das Horas seguirão sendo as que já integravam o missal e o rito romano.

Indulgência plenária na Festa da Misericórdia

A Festa da Divina Misericórdia é um momento de abundantes graças aos católicos. Cada fiel que se confessar durante o tempo da Quaresma e comungar no dia da Festa da Misericórdia (segundo Domingo de Páscoa) terá o perdão das culpas e penas. A Igreja concede, portanto, indulgência plenária a quem cumprir as condições prescritas e necessárias para obtê-la. Essa indulgência plenária concedida por ocasião da Festa da Divina Misericórdia possui vigor perpétuo, ou seja, renova-se automaticamente a cada ano (portanto, em cada celebração da Festa), sem que a Igreja precise prescrevê-la anualmente.

Senhor, tende misericórdia de nós e do mundo inteiro!


Nenhum comentário: