sábado, 4 de abril de 2009

O amor é o caminho para Deus



“Reinar no céu não é outra coisa que aderir a Deus e a todos os santos mediante o amor, com uma só vontade. Por isso, ama a Deus mais que a ti mesmo e começarás a obter tudo quanto queres possuir perfeitamente no céu. Coloca-te de acordo com Deus e com os homens – desde que esses não se separem de Deus – e já começarás a reinar com Deus e com todos os bem-aventurados.

Na medida em que agora estiveres em harmonia com a vontade divina e dos irmãos, Deus e todos os santos estarão de acordo com as tuas vontades. Queres reinar no céu? Ama a Deus e aos homens como deves e merecerás ser aquilo que desejas para ti mesmo.


Não poderás possuir perfeitamente esse amor se não esvaziares teu coração de qualquer outro amor egoísta e descentralizador de Deus. Eis por que aqueles que enchem o próprio coração do amor a Deus e ao próximo têm como única vontade aquela de Deus – ou aquela de um outro homem, desde que esta não seja contrária à vontade de Deus.

Já que esses são fiéis na oração, na recordação do céu e na fixação do próprio pensamento em tais realidades, é para eles um prazer desejar o Senhor, falar daquele a quem amam, escutar falar dele, pensar nele. Alegram-se com quem está alegre, choram com quem se encontra aflito, têm compaixão dos infelizes, repartem os bens com os pobres. Enfim, amam os outros como a si próprios. Sim, verdadeiramente, toda lei e os profetas estão contidos nos dois mandamentos do amor (Mt 22,40)”.


Das Cartas de Santo Anselmo de Canterbury,
Monge, Bispo e Doutor da Igreja


Nenhum comentário: