domingo, 12 de abril de 2009

PÁSCOA DA RESSURREIÇÃO - Tudo é novo! Cristo ressuscitou!



“Dia da Ressurreição: um solene princípio!
Acendamos a nossa luz neste dia de festa!
Abracemo-nos uns aos outros!
Voltemo-nos, ó irmãos,
mesmo para aqueles que nos odeiam,
não somente a quem, por amor,
tenha feito ou sofrido alguma coisa por nós!
Relevemos tudo, por causa da Ressurreição.
E perdoemo-nos uns aos outros!

Ontem, eu fui crucificado com Cristo,
Hoje, sou glorificado juntamente com Ele!
Ontem, eu morri com Ele; hoje fomos nós dois vivificados!
Ontem eu fui sepultado juntamente com Cristo;
Hoje, eu e Ele ressurgimos!

Tragamos, portanto, ofertas Àquele que padeceu e ressuscitou por nós! Pensais vós, talvez, que eu esteja me referindo a ouro ou prata ou tecidos e pedras reluzentes e preciosas. Matéria corruptível que provém da terra e sobre a terra é destinada a permanecer, além do mais em propriedade de gente malvada e escrava do mundo e do seu príncipe. Eu digo, ao invés, que devemos oferecer a Deus totalmente a nós mesmos: esta é a oferta que lhe agrada e que convém!


Procuremos ser como Cristo, já que também Cristo tornou-se um de nós!
Procuremos nos tornar divinos por meio dele, já que Ele mesmo, por nós, tornou-se Homem!

Ele tomou o pior sobre si para nos conceder o melhor: fez-se pobre para que nós, graças à sua pobreza, nos tornássemos ricos; assumiu o aspecto de servo, para que obtivéssemos a liberdade; desceu ao mais baixo, para que nós fôssemos elevados ao mais alto; sofreu a tentação, para que nós conseguíssemos vencê-la; deixou-se desprezar, para nos dar a glória; morreu, para trazer-nos a salvação; subiu ao céu, para atrair a si aqueles que jazem na terra, depois de terem caído por causa do pecado.

Cada um, portanto, doe tudo, ofereça tudo em sacrifício Àquele que nos deu a si mesmo para a nossa redenção! O maior dom que podemos oferecer-lhe será exatamente aquele de nos doar-lhe totalmente a nós mesmos, depois de termos compreendido o significado de tal Mistério e de nos ter dado conta que tudo Ele realizou por nós!”

São Gregório Nazianzeno, Bispo e Doutor da Igreja

Nenhum comentário: