sexta-feira, 2 de abril de 2010

TRÍDUO PASCAL – SEXTA-FEIRA SANTA – Escolhamos amar Jesus abandonado



SEXTA -FEIRA DA PAIXÃO DO SENHOR

Is 52, 13-53, 12
Sl 30
Hb 4, 14-16; 5, 7-9
Jo 18, 1-19, 42


«Escolhamos amar Jesus abandonado»

É sempre uma grande descoberta ver que se pode dar o nome de Jesus abandonado a qualquer provação na vida.

Tememos? Jesus na cruz, no seu abandono, não pareceu também temer o esquecimento do Pai? Deparamo-nos com o desânimo, o abatimento. No seu abandono, Jesus parece Ele também ser invadido pela sensação de Lhe faltar o conforto do Pai e parece perder a coragem para ir até ao fim da sua terrível provação. Mas Ele diz: ‘Pai, em tuas mãos, entrego o meu espírito’ (Lc 23,46).

Os acontecimentos nos desconcertam? Jesus na sua grande dor pareceu não entender o que Lhe acontecia, pois Ele gritou: ‘Porquê?’ (Mt 27,46; Mc 15,34).

Somos criticados? No seu abandono, o Pai não pareceu aprovar a obra do Filho.

Somos acusados? Jesus na cruz talvez pensou receber uma queixa, uma acusação vinda do céu.

Ao ver suceder-se algumas provações na vida, não nos acontece dizer: isto é demais, está a passar do limites? O cálice amargo que Jesus bebeu no seu abandono não estava cheio, mas transbordava. A sua provação ultrapassou qualquer medida.

Quando o desespero nos agarra, feridos por um azar imprevisto, uma doença, uma situação absurda, podemos sempre recordar o sofrimento de Jesus abandonado que personificou todas as provações. Ele está presente em todas as dores. Todo o sofrimento tem o seu nome.

Escolhemos amar Jesus abandonado. Para conseguir, habituamos a chamar pelo seu nome nas provações da vida. Damos-Lhe assim o nome de Jesus abandonado-solidão, Jesus abandonado-dúvida, Jesus abandonado-ferido, Jesus abandonado-provação, Jesus abandonado-desamparado, e outros mais. Chamando pelo seu nome, descobrimo-l’O atrás de cada dor e Ele nos responderá com um amor engrandecido; se o abraçamos, Ele será para nós paz, conforto, coragem, equilíbrio, saúde, vitória. Ele será a explicação e a solução de tudo.


Chiara Lubich
Fundadora dos Focolares
Nos passos do Ressuscitado

Nenhum comentário: