sexta-feira, 2 de abril de 2010

TRÍDUO PASCAL – SEXTA-FEIRA SANTA – Ó Paixão, purificação do universo!



SEXTA -FEIRA DA PAIXÃO DO SENHOR

Is 52, 13-53, 12
Sl 30
Hb 4, 14-16; 5, 7-9
Jo 18, 1-19, 42


«Ó Paixão, purificação do universo!
Ó morte, princípio de imortalidade e origem da vida!»

Hoje se realizaram os oráculos proféticos. Hoje o inferno vai cuspir seu veneno mortal e a morte receber um morto que está sempre vivo. Hoje as cadeias que a Serpente forjara no Paraíso vão ser destruídas e os escravos libertados. Hoje o ladrão irá assaltar o Paraíso defendido há milhares de anos por um querubim armado com uma espada de fogo. Hoje a luz que brilha nas trevas (Jo 1, 5), vai esvaziar o tesouro da morte. Hoje é a entrada do rei na prisão. Hoje ele arrombou as portas de bronze e quebrou as trancas de ferro (Sl 106 [107], 16). E aquele que aceitou a morte como simples mortal devasta seu império, pois ele é o Deus-Verbo. Adão se erguerá e Abel sairá são e salvo, e os que a morte havia devorado e gemiam sob o seu teto, exclamam: Onde está, ó morte, a tua vitória? Onde está, ó inferno, o teu aguilhão (cf. 1Cor 15, 55).

Que dizes sobre isso, tu que olhas para a cruz com desprezo e zombas da Paixão? Achas graça na morte, apontas o túmulo; mas, presta também atenção à vitória. Admiras Abel. Ele morreu. Fala-me de Noé. Mas ele também conheceu a corrupção. Citas ainda Enoque: ele não escapou da Lei. Então me falas de Abraão; mas Abraão também morreu. Fazes menção de Isaac, ele caiu e não mais se levantou. O patriarca Jacó também se tornou pó. Lembras-te da história dos ossos de José? Quanto a Moisés, nem se sabe onde foi enterrado. Junta todos os profetas, lembra-te onde estão todos os seus túmulos e cala-te. A morte os devorou e não devolveu nenhum.

Mas hoje está em pé diante do tribunal aquele que vem destruir a maldição. Os profetas reunidos interrogam o Senhor: Que chagas são estas em tuas mãos? (Zc 13, 6: Vulgata). Como a Paixão ousa te atingir? Ele responde: Eu transplantei minha vinha da terra do Egito, reguei-a na travessia do mar, cerquei-a com um muro, protegi-a pela circuncisão, os profetas e a lei a guardaram. Eu contava com uvas de verdade, mas ela produziu uvas selvagens; eu esperava frutos de justiça, e eis a injustiça (Is 5, 4.7). Então eu me tornei como um homem caído que jaz no sepulcro (Sl 87 [88], 6).

Ó Paixão, purificação do universo! Ó morte, princípio de imortalidade e origem da vida! Ó descida à mansão dos mortos que lança uma ponte a fim de que eles passem ao reino da vida. Ó meio-dia da morte de Cristo, recordação daquele meio-dia no Paraíso em que Eva colheu o fruto. Ó cravos que fixam o mundo para Deus e traspassam a morte! Ó espinhos, fruto da videira má! Ó fel, que dás a doçura da fé! Ó esponja, que lavas o mundo de seu pecado! Ó instrumento, que inscreves os fiéis no livro da vida!

Ó sinal, contradição para os infiéis, mas clareza para os fiéis! Ó mistério, escândalo para os judeus e loucura para os pagãos. Mas, para nós, Cristo é poder de Deus e sabedoria de Deus; e, como afirma o Apóstolo Paulo: O que é loucura de Deus é mais sábio que os homens (1Cor 1, 23-25). Nosso Senhor Jesus Cristo destruiu a morte, despojou a mansão dos mortos, deu a vida àqueles que estavam mortos. A ela a glória e o poder pelos séculos dos séculos. Amém.


São Proclo de Constantinopla, Bispo
Sermo 11, in sancta ac magna Paresceve
Patrologia Grega 65, 783-788

Nenhum comentário: