quinta-feira, 8 de abril de 2010

OITAVA DA PÁSCOA - QUARTA-FEIRA – Emaús: Fica conosco, Senhor, porque só Vós sois o caminho



QUARTA -FEIRA NA OITAVA DA PÁSCOA

At 3, 1-10
Sl 104
Lc 24,13-35


«Fica conosco, Senhor, porque só Vós sois o caminho»

Depois da sua ressurreição, o Senhor Jesus encontrou no caminho dois dos seus discípulos que falavam entre si do que tinha acontecido e disse-lhes: “De que faláveis no caminho que vos torna tão tristes?”

Esta passagem do Evangelho dá-nos uma grande lição, se a soubermos entender. Jesus aparece, mostra-se aos olhos dos discípulos e não é reconhecido. O Mestre acompanha-os pelo caminho, Ele próprio é o Caminho; mas eles ainda não estão no verdadeiro Caminho. Quando Jesus os encontra, eles tinham perdido o Caminho. Enquanto estava com eles, antes da sua paixão, Jesus tinha-lhes predito tudo: os sofrimentos, a morte, a ressurreição ao terceiro dia. Tinha-lhes anunciado tudo; mas a sua morte tinha-lhes feito perder a memória.

”Esperávamos, diziam, que Ele libertasse Israel.” Como é, ó discípulos, esperáveis e agora já não esperais? Mas Cristo está vivo e a vossa esperança está morta! Sim, Cristo está vivo. Mas o Cristo vivo encontrou mortos os corações dos seus discípulos. Aparece aos seus olhos e eles não o percebem; mostra-se e permanece-lhes escondido. Se não se mostrasse, como é que os discípulos poderiam ouvir a sua pergunta e responder-lhe?

Caminha com eles e parece segui-los mas é Ele quem os conduz. Vêem-no mas não o reconhecem, “porque os seus olhos, diz o texto, estavam impedidos de O reconhecer”. A ausência do Senhor não é uma ausência. Crê somente e Aquele que não vês estará contigo.

Irmãos, quando é que o Senhor se deu a conhecer? Na fração do pão. Estamos assim certos disto mesmo: quando rompemos o pão, reconhecemos o Senhor. Se ele só quis ser reconhecido nessa altura, foi por causa de nós, nós que não o veríamos em sua carne, mas que no entanto comeríamos a sua carne. Então, tu que acreditas nele, quem quer que sejas, tu, que não é em vão que te chamas cristão, que não entras na igreja por acaso, que escutas a palavra de Deus com temor e esperança, para ti, a fração do pão será uma consolação. A ausência do Senhor não é uma verdadeira ausência. Tem fé, e ele está contigo, ainda que não o vejas.

Quando o Senhor começou a falar com eles, os discípulos ainda não tinham fé. Eles ainda não acreditavam na sua ressurreição; nem esperavam sequer que ele pudesse ressuscitar. Tinham perdido a fé; tinham perdido a esperança. Eram mortos que caminhavam com um vivo; caminhavam, mortos, com a vida. A vida caminhava com eles, mas em seus corações, a vida ainda não tinha sido renovada.

E tu, desejas a vida? Imita os discípulos, e reconhecerás o Senhor. Eles ofereceram a hospitalidade; o Senhor parecia decidido a continuar o seu caminho, mas eles retiveram-no. Tu também, retém o estrangeiro se queres reconhecer o teu Salvador. Aprende onde procurar o Senhor, onde possuí-lo, onde reconhecê-lo: partilhando o pão com Ele.


Santo Agostinho, Bispo e Doutor
Sermão 235

Nenhum comentário: