quinta-feira, 1 de abril de 2010

TRÍDUO PASCAL - QUINTA-FEIRA SANTA – Oh, meu Senhor, por que preço resgataste o meu serviço inútil!



QUINTA-FEIRA SANTA

Ex 12,1-8.11-14
Sl 115
1Cor 11,23-26
Jo 13,1-15


"Oh, meu Senhor, por que preço resgataste o meu serviço inútil"

"Tende em vós os mesmos sentimentos da Jesus Cristo". "Ele, que é de condição divina", igual a Deus por natureza uma vez que partilha do Seu poder, a Sua eternidade e o Seu próprio ser, cumpriu o ofício de servo "humilhando-se e fazendo-se obediente ao Pai até à morte, e morte de cruz" (Fl 2,5-8). Poder-se-ia considerar de somenos que, sendo Seu Filho e Seu igual, Ele tenha servido o Pai como um servo; melhor, serviu o Seu próprio servo mais do que qualquer outro servo. Porque o homem tinha sido criado para servir o seu criador; que haverá de mais justo para ti do que servir Aquele que te criou, sem o qual tu nem existirias? E que haverá de mais feliz do que servi-lo, uma vez que servi-lo é reinar? Mas o homem disse ao seu Criador: "Não servirei" (Jr 2,20).

"Pois bem, servir-te-ei eu!" diz o Criador ao homem. "Senta-te à mesa; farei eu o serviço; lavar-te-ei os pés. Descansa; tomarei os teus males sobre os meus ombros; carregarei todas as tuas fraquezas. Se estiveres fatigado ou carregado, levar-te-ei, a ti a à tua carga, a fim de ser o primeiro a cumprir a minha lei: 'Levai os fardos uns dos outros' (Gal 6,2). Se tiveres fome ou sede, eis-me pronto a ser imolado para que possas comer a minha carne e beber o meu sangue. Se te levarem para o cativeiro ou te venderem, eis-me aqui; resgato-te dando o preço que conseguires com a minha venda; dou-me a mim mesmo como preço. Se estiveres doente, se receares a morte, morrerei em vez de ti para que, do meu sangue, faças remédio para a vida".

Oh, meu Senhor, por que preço resgataste o meu serviço inútil! Com que arte plena de amor, de doçura e de benevolência recuperaste e submeteste este servo rebelde, triunfando do mal pelo bem, confundindo o meu orgulho com a Tua humildade, cumulando o ingrato com os Teus benefícios! Eis aí o triunfo da Tua sabedoria!


Beato Guerric d'Igny, Abade Cisterciense
1º Sermão para os Ramos

Nenhum comentário: