sexta-feira, 2 de abril de 2010

TRÍDUO PASCAL – SEXTA-FEIRA SANTA – A cruz é a coroa da vitória



SEXTA -FEIRA DA PAIXÃO DO SENHOR

Is 52, 13-53, 12
Sl 30
Hb 4, 14-16; 5, 7-9
Jo 18, 1-19, 42


«A cruz é a coroa da vitória»

A cruz é a coroa da vitória. Trouxe luz para os cegos pela ignorância. Libertou os escravizados pelo pecado. De fato, redimiu toda a humanidade. Portanto, não tenha vergonha da cruz de Cristo, ao contrário, glorifica-a. Porque não foi meramente um homem que morreu por nós, mas o Filho de Deus, Deus feito homem. Na lei mosaica o sacrifício de um carneiro baniria o destruidor. Mas agora é o Cordeiro de Deus que assume o pecado do mundo. Com muito mais facilidade ele nos libertará de nossos pecados.

Ele não foi forçado a dar sua vida. Ele estava desejoso de ser sacrificado. Ouçam suas próprias palavras. Eu tenho o poder de dar minha vida e tomá-la outra vez (Jo 10,17-18). Sim, Ele livremente desejou submeter-se à sua própria paixão. Ele alegrou-se com seu objetivo; na salvação do homem Ele regozijou-se. Ele não se envergonhou na cruz, porque através dela Ele estava salvando o mundo. Não, não era um homem de baixa categoria que sofria, mas Deus encarnado.

Ele esticou suas mãos na cruz para que pudesse abraçar até o fim do mundo. Ele estendeu para frente mãos humanas, aquelas mãos espirituais que estabeleceram os céus, e elas foram presas com pregos. Sua humanidade trazia os pecados dos homens e foi pregada no madeiro a fim de que, uma vez morto, o pecado morresse com Ele, e para que nós pudéssemos nos levantar outra vez corretamente.

Certamente em tempos de tranquilidade a cruz deve lhe dar alegria. Mas mantenha a mesma fé em tempos de perseguição. De outra forma você se tornará um amigo de Jesus em tempos de paz e seu inimigo em tempos de guerra. Agora você recebeu o perdão de seus pecados e o generoso dom da graça de seu Rei. Quando a guerra vier, mantenha-se corajosamente com Ele. Jesus nunca pecou e entretanto, foi crucificado por você. Não é você quem dá presentes; você os recebeu antes. Por sua vida Ele foi crucificado no Gólgota. Agora você devolve o favor, você paga o débito que tem com Ele”.


São Cirilo de Jerusalém, Bispo
Das Catequeses

Nenhum comentário: