segunda-feira, 15 de junho de 2009

CORPUS CHRISTI – O abandono de Jesus Sacramentado



Solenidade
11 de junho

O Beato Manuel González García, Bispo, chamado o “Apóstolo dos Sacrários Abandonados”, dedicou toda a sua vida a lutar a fim de que Jesus Sacramentado seja conhecido e visitado por todos.

A pior das catástrofes: o abandono de Jesus Sacramentado

“Há vinte séculos que Jesus Cristo vive com seus irmãos os homens na terra, nas casas (os Sacrários, os templos) que os homens fizeram por bem preparar para Ele. E em cada um dos dias destes vinte séculos – como é triste dizer isto! - o Coração desse Hóspede divino que está ali não deixou de irradiar luz, calor, saúde, paz e virtude de ressurreição e vida sobre cada um de seus vizinhos e – segue a triste confissão! – na maior parte desses segundos, minutos, horas e dias não lhe chega uma justa homenagem de agradecimento nem um acento de carinho, nem um gesto de correspondência, nem um olhar de resposta. Alí Ele está só… Jesus está só! Que solidão!

E não são gentios, nem judeus nem hereges os que o abandonam – estes até o poderão negar, desconhecer, mas abandonar, não. São os cristãos. Estes, estes são os que de verdade o abandonam. Crêem firmemente que é Ele que está no Sacrário, o que desejam e oferecem, e não obstante se encerram em uma inconsequência sem par entre as inconsequências humanas, e dispensam a Jesus Sacramentado um tratamento inferior ao que se dá ao último mendigo, para não dizer ainda inferior ao que se concede a um cão doméstico. Conheceis desprezo como esse desprezo, abandono tão longo em duração, tão intenso em malícia, tão variado em suas formas, tão sustentado em seu fundo, enquanto tão horrivelmente injusto para o Abandonado e tão incalculavelmente funesto para os que o abandonam? Conheceis uma dor maior que essa dor?


Em vista dessa dor, que pesa de modo misterioso e incompreensível, mas verdadeiro, por seu estado de glória sobre Jesus Sacramentado, o que fazer? Diante dessa dor de um Jesus tão nosso, e depois de tudo o que lhe causamos e de ter Ele sofrido tanto por nós, ter sido levado por amor a nós, não cabe mais resposta senão a reparação de nossa companhia pronta, generosa e perene, manifestada em uma compaixão sem medida para lamentá-lo e em uma ação sem descanso para repará-lo, evitando-o ou diminuindo-o. Esse é o nosso desejo: a companhia reparadora.

Primeiro, pela compaixão sobre toda compaixão. Segundo, pela ação essencialmente eucarística. Não terá Ele direito, já que não se lhe deu o amor, a que se lhe dê compaixão? E não merecerá essa queixa um direito preferencial de compaixão entre todas as queixas que exalem todas as dores da terra?

A maior pena e a maior injustiça é o abandono de Jesus Sacramentado. Esta é uma injustiça maior que toda injustiça, e uma pena mais exacerbada que todas as penas. Para o nosso coração não há – e nem queremos que haja, enquanto ele bata – mais que uma ocupação: a de verter constantemente a torrente de sua compaixão sobre essa dor, mais forte que toda dor, que se chama Jesus abandonado.

E para nossas mãos e nossa boca, como em quaisquer de nossas atividades, não queremos outra ocupação senão a de apagar a queixa que arranca aquela dor, levando e procurando com toda urgência nossos consolos ao Pobre Abandonado do Sacrário. Ajudem-nos a levar ao povo esse Evangelho da Eucaristia.

Esta é a melhor obra de caridade individual e social que podemos fazer pelo povo: mostrar-lhe Jesus, fazê-lo ser visto. Como? Pregando o Evangelho da Eucaristia!”.

Beato Manuel González García, Bispo
Obras Completas, t. I, II, III, Ed. Monte Carmelo, Burgos, 1998

Nenhum comentário: