terça-feira, 9 de junho de 2009

ANO SACERDOTAL - Formar padres é uma missão delicada



Bento XVI afirmou à comunidade do Seminário francês de Roma que formar padres é uma missão delicada

Maturidade humana, qualidades espirituais, zelo apostólico e rigor intelectual são para Bento XVI as aptidões que se requerem aos futuros padres. O Papa recebeu em audiência especial neste sábado, 06 de junho, na Sala Clementina do palácio Apostólico do Vaticano, padres e frades da Congregação do Espírito Santo e prelados e membros do Pontifício Seminário Gallicum de Roma (Seminário Pontifício Francês). O encontro aconteceu por conta da mudança, após 156 anos, da liderança do Seminário. Por falta de meios suficientes para prosseguir o serviço, o Seminário, fundado e regido pela Congregação do Espírito Santo, passará à responsabilidade da Conferência Episcopal Francesa.

O Papa começou por recordar a meritória atividade formativa desenvolvida, desde a origem desta instituição, pela Congregação do Espírito Santo (Espiritanos), acompanhando cerca de cinco mil seminaristas ou padres jovens, ao longo de um século e meio.

Bento XVI sublinhou que mantém toda a sua força e validade o carisma da Congregação fundada pelo venerável Pe. Liberman, nomeadamente nas missões africanas, e fez votos de que o Senhor abençoe a Congregação e as suas missões. Detendo-se depois na exigente missão de formar novos padres, observou Bento XVI:

"A tarefa de formar padres é uma missão delicada. O eterno paradoxo do sacerdote é que ele é portador em si mesmo de opostos: ele concilia, ao preço da vida, a fidelidade a Deus e ao homem. A formação proposta no seminário é exigente porque é uma porção do povo de Deus que será confiada à solicitude pastoral dos futuros padres, este povo que Cristo salvou e pelo qual deu a sua vida".

Bento XVI recordou também que a particularidade do Seminário Francês reside no fato de se encontrar "na cidade de Pedro", fazendo votos para que "no decurso da sua estadia em Roma os seminaristas possam familiarizar-se de modo privilegiado com a história da Igreja, descobrir as dimensões da sua catolicidade e a sua unidade viva à volta do sucessor de Pedro, de modo que o amor da Igreja se fixe para sempre no seu coração de pastor".

Santo Padre Papa Bento XVI
Audiência no Pontifício Seminário Gallicum de Roma
Radio Vaticano

Nenhum comentário: