quarta-feira, 31 de março de 2010

SEMANA SANTA- 3ª-FEIRA – Deixar que os olhares sagrados de Nosso Senhor penetrem no nosso coração



TERÇA-FEIRA DA SEMANA SANTA

Evangelho segundo S. João 13,21-33.36-38


«Deixar que os olhares sagrados de Nosso Senhor penetrem no nosso coração»

S. Pedro, um dos apóstolos, fez um grande dano ao seu Mestre, porque ele negou e jurou que não o conhecia, e, não contente com isso, maldisse e blasfemou, protestando não saber quem ele era (Mt 26,69s) Grande acidente este, o qual rasgou o coração de Nosso Senhor! Pobre S. Pedro, que fazeis e que dizeis? Não sabeis quem ele é, não o conheceis, vós que fostes chamado pela sua própria boca ao apostolado, vós que haveis confessado que ele era o Filho do Deus vivo? (Mt 16,16). Ah! Miserável homem que vós sois, como ousais dizer que não o conheceis? Não foi ele que há pouco esteve a vossos pés para os lavar, que vos alimentou do seu Corpo e do seu Sangue?...

Que ninguém presuma das suas boas obras nem pense não ter nada de que recear, uma vez que S. Pedro, que tinha recebido tantas graças, que tinha prometido seguir Nosso Senhor até à prisão e mesmo até à morte, contudo negou-o ao mínimo sussurro de uma criada.

S. Pedro, ouvindo o galo cantar, lembrou-se do que tinha feito e do que tinha dito acerca do seu bom Mestre; e reconhecendo a sua falta, saiu e chorou tão amargamente que recebeu por isso remissão dos todos os seus pecados. O bem aventurado S. Pedro que por uma tal contrição recebeu o perdão geral de uma tão grande deslealdade... Eu bem sei que foram os olhares sagrados de Nosso Senhor que penetraram no seu coração e lhe abriram os olhos para o fazer reconhecer o seu pecado... Depois disto, ele nunca mais deixou de chorar, principalmente quando ouvia o galo à noite e de manhã... Por este meio, de grande pecador que era tornou-se num grande santo.


S. Francisco de Sales, Bispo e Doutor
O livro dos quatro amores

Nenhum comentário: