domingo, 7 de março de 2010

Quaresma - Purificai-me, ó Senhor




«Pequena é a casa de minha alma, para que possais entrar: aumentai-a! Purificai-me, ó Senhor!»


“Pequena é a casa de minha alma, para que possais entrar: aumentai-a. Toda em ruínas! Reformai-a. Há coisas que ofendem vossos olhos. Bem o sei e o confesso. Mas quem a purificará? A quem clamarei senão a Vós? Purificai-me, ó Senhor, de meus pecados ocultos, e afastai vosso servo dos pecados alheios. Creio, e por isso, falo. Senhor, bem o sei: já não vos confessei meus pecados, Deus meu, e Vós já não perdoastes a impiedade do meu coração? Não disputo convosco que sois a Verdade, nem quero enganar-me: temo que se engane minha iniqüidade. Portanto, não disputo convosco, porque, se considerardes as minhas culpas, Senhor, quem poderá subsistir?

No entanto, deixai-me falar diante de vossa misericórdia, eu, terra e cinza! No entanto, deixai-me falar, porque é à vossa misericórdia que falo e não a um homem que se ri de mim... Voltar-vos-eis e tereis misericórdia de mim”.


Santo Agostinho
Confissões, I, 5,6;6,7

Nenhum comentário: