sábado, 20 de março de 2010

SÃO JOSÉ E OS SANTOS




SÃO JOSÉ, ESPOSO DA VIRGEM MARIA
SOLENIDADE
19 DE MARÇO


São José e os Santos

A devoção a São José se fundamenta no fato de que este homem "justo" foi escolhido por Deus para ser o esposo de Maria Santíssima e fazer as vezes de pai de Jesus na terra. Durante os primeiros séculos da Igreja, a veneração se dirigia principalmente aos mártires. Talvez se venerasse um pouco a São José para enfatizar a paternidade divina de Jesus. Mas, ainda assim, os Padres da Igreja (Santo Agostinho, São Jerônimo e São João Crisóstomo, entre outros), já nos falavam de São José. Segundo São Calisto, esta devoção começou no Oriente, onde existe desde o século IV, e relata também que na grande Basílica construída em Belém por Santa Helena havia um formoso oratório dedicado a São José.

No ocidente, referências a (Nutritor Domini) São José aparecem no século IX em martirológios locais e em 1129 aparece em Bolonha a primeira igreja a ele dedicada. Alguns santos do século XII começaram a popularizar a devoção a São José e entre eles se destacaram São Bernardo, Santo Tomás de Aquino, Santa Gertrudes e Santa Brígida da Suécia. Segundo Bento XIV (De Serv. Dei beatif., I, iv, n. 11; xx, n. 17), ‘A opinião geral dos conhecedores é que os Padres do Carmelo foram os primeiros a levar do Oriente ao Ocidente a louvável prática de oferecer pleno culto a São José’.

No século XV, merecem particular menção como devotos de São José os santos Vicente Ferrer (m.1419), Pedro d`Ailli (m.1420), Bernadino de Sena (m.1444) e Jehan Gerson (m.1429). Finalmente, durante o pontificado de Sixto IV (1471-84), São José é introduzido no calendário romano em 19 de Março. Desde então, sua devoção foi crescendo em popularidade. Em 1621, Gregório XV a elevou à festa obrigatória. Bento XIII introduziu São José na ladainha dos santos em 1726”.

São Pedro Crisólogo: "José foi um homem perfeito, que possuía todo gênero de virtudes. O nome de José em hebreu significa "o que vai crescendo. E assim se desenvolvia o caráter de José, crescia de virtude em virtude até chegar a uma excelsa santidade.

São Bernardino de Sena: "... sendo Maria a dispensadora das graças que Deus concede aos homens, com quanta profusão não é de crer que enriquecesse com elas a seu esposo São José, a quem tanto amava, e por quem era respectivamente amada? E assim, José crescia em virtude e em amor para com sua esposa e seu Filho, a quem carregava nos braços no início, e a quem logo ensinou seu ofício e com quem conviveu durante trinta anos”.

Santa Teresa de Jesus: "Tomei por advogado e senhor ao glorioso São José e encomendei-me muito a ele". Irmã Isabel de la Cruz, monja carmelita, comenta sobre Santa Teresa: "era particularmente devota de São José e ouvi dizer que lhe apareceu muitas vezes e andava a seu lado".

"Não me recordo, até agora, de haver-lhe suplicado coisa que tenha deixado de fazer. É coisa que espanta as grandes mercês que me fez Deus por intermédio deste bem-aventurado santo. Não conheci pessoa que deveras lhe seja devota que não a veja mais adiantada em virtude, porque aproveitam de grande maneira as almas que a Ele se encomendam. Só peço por amor de Deus que o prove quem não lhe crê e verá por experiência o grande bem que é encomendar-se a este glorioso pai e ter-lhe devoção".

Santo Afonso Maria de Ligório nos faz refletir: "Quanto também deve ter-se aumentado a santidade de José no trato familiar que teve com Jesus Cristo, no tempo que viveram juntos? José durante esses trinta anos foi o melhor amigo, o companheiro de trabalho com quem Jesus conversava e rezava. José escutava as palavras de Vida Eterna de Jesus, observava seu exemplo de perfeita humildade, de paciência, e de obediência, aceitava sempre a ajuda serviçal de Jesus nos afazeres e responsabilidades diários. Por tudo isso, não podemos duvidar que enquanto José viveu na companhia de Jesus, cresceu tanto em méritos e santificação que superou todos os santos”.


Bibliografía:
Souvay, Charles L., Saint Joseph;
Catholic Encyclopedia;
ncyclopedia Press, Inc. 1913


Nenhum comentário: