sábado, 20 de março de 2010

SÃO JOSÉ - A propagação de São José por Santa Teresa de Jesus



SÃO JOSÉ, ESPOSO DA VIRGEM MARIA
SOLENIDADE
19 DE MARÇO


A propagação de São José por Santa Teresa de Jesus

O que Santa Teresa escreve sobre sua pessoal e particular experiência com São José, de forma tão simples e tão vitalmente exposto, tem uma finalidade: propagá-lo aos demais. Quer que todos sejam devotos de São José e se encomendem a ele. E o conseguiu de amplo modo.

Não é possível ler as páginas em que Santa Teresa descreve suas experiências com São José e permanecer indiferente. Santa Teresa, cujas palavras sobre São José cabem em tão poucas páginas, se converteu em um apóstolo de primeira grandeza do Santo pela naturalidade, calor e amor com que as descreve.

Pelo que escreve do Santo, como exposição de sua experiência sobrenatural e desde a mesma, embora tão breve, entra no catálogo dos grandes apóstolos josefinos, também pelo que fez em sua obra de fundações. E isto não só para o Carmelo Teresiano mas também para a Igreja universal. O Padre Gracián em seu escrito Josefina cita quase todos os lugares em que a Santa fala de São José. E, depois dele, a maioria dos autores carmelitas quando se apresenta uma ocasião.

Os pregadores do século XVII, em grande número, citam as palavras do capítulo 6 da Vida, alinhando-a com Gersón e Isidoro de Isolanis. Santa Teresa entra em seguida no catálogo dos grandes apóstolos e propagadores da devoção a São José. Podemos aplicar a este aspecto concreto o que a Santa disse que o Senhor lhe prometeu sobre sua primeira casa de São José: ‘que seria uma estrela que daria de si grande esplendor’ (V 32,ll). São José de Ávila, a casa de São José, acendeu no céu da Igreja muitas estrelas de devoção e amor para com o Santo Patriarca, e segue e seguirá iluminando-as.

Como disse um autor francês, Lucot: "Os Papas encontraram um auxiliar poderoso para a propagação do culto de nosso Santo na célebre Reformadora do Carmelo. Gersón havia feito muito por ele; Teresa fez mil vezes mais por si mesma, pelos religiosos de sua Reforma e pelas religiosas de seu Carmelo. São José lhe é devedor, sobretudo, de sua glória sobre a terra.


Fonte: ocd.pcn.net

Nenhum comentário: