quinta-feira, 11 de março de 2010

Quaresma - Um caminho por descobrir



«Quaresma: um caminho por descobrir»


A Quaresma é uma calçada até uma instância superior. Em si mesma não tem fim. Imagine que nos metêssemos em um simples caminho e, depois de caminhar e caminhar, fosse um esforço que não conduzisse a nenhum lugar?

Gosto de pensar que a Quaresma é uma grande sala cinematográfica onde os crentes vamos contemplando os gestos e escutando as palavras de Cristo, meditando sua vida e acompanhándo-Lhe no deserto para chegar ao final da projeção com o TRIUNFO PASCAL.

Para viver esse Mistério somos convidados com o símbolo da cinza a olhar com outros olhos a realidade que nos rodeia. A despojar-nos de toda roupagem que, talvez, tenha convertido nossa vida em um permanente carnaval, apresentando-nos ante o mundo com um disfarce que nos colore exteriormente mas que nos deixa frios por dentro.

A QUARESMA É UM SE VOLTAR PARA DEUS

É um se voltar a um ótimo grau de “galanteio” com Deus. Considerar que não somos tão donos e tão reis de nossa história como pensamos. Que só Deus tem palavras que definitivamente nos fazem pensar e sonhar com uma salvação total para nosso mundo. “Vou voltar para meu pai e dizer-lhe: ‘Pai, pequei contra Deus e contra ti”. (Lc 15,18)

A QUARESMA NOS OFERECE UM NÚMERO DE TELEFONE

É um tempo para deixar-nos buscar por Deus. De sentar-nos à beira da praia (silêncio) e sentir como Deus nos vai buscando, nos quer como somos, e que nos aceita tal e qual somos. No céu há sempre um número de telefone disponível para escutar e para falar. É o número da fidelidade de Deus que nunca falha. Enquanto muitos cristãos conectaram o atendimento automático, fazendo ouvidos surdos a pessoas ou dramas que nos rodeiam, Deus sempre tem uma linha livre para fazer-nos entender e compreender que sua misericórdia não conhece nenhum limite e que só espera a nossa confiança. “Tudo quanto pedirdes ao Pai em meu nome, Ele vos concederá” (Jo 15,16)

A QUARESMA É TER PULSO FIRME CONSIGO MESMO

Habituados a uma permanente pressa, subidas e descidas, idas e vindas, escassamente temos tempo para uma reflexão profunda sobre como vai nossa vida e para onde se dirige. Quando alguém topa com uma bolha de silêncio e de contemplação (isso é também a quaresma) sente o contraste entre o bom e o mau, o positivo e o negativo, e um chamado a abandonar o que nos impede de ser fiés ao chamado do Senhor. Para conseguir isto, sem dúvida, é preciso uma boa dose de fortaleza e pulso firme conosco mesmos com tantos vícios em obras e palavras. A CONVERSÃO será a resultante desse pulso firme com a fragilidade que levamos dentro de nós mesmos. Não se pode ir ao Domingo de Páscoa com “tudo o que eu sempre fui e portanto não mudarei”. “Convertei-vos e crêde no Evangelho” (Mc 1,14ss)


Padre Javier Leoz
Site Javier Leoz

Nenhum comentário: