domingo, 14 de março de 2010

Chiara Lubich – Jesus viveu por amor, irradiando amor, doando amor, trazendo a lei do amor



Chiara Lubich
Fundadora dos Focolares

14 de março de 2008
14 de março de 2010


Jesus viveu por amor, irradiando amor, doando amor, trazendo a lei do amor

"Eu sou o caminho, a verdade e a vida" (Jo 14,6)

Talvez não exista nos Evangelhos uma definição mais elevada e mais completa de Jesus do que esta, a de que Ele, Jesus, dá de si mesmo. É uma síntese da sua missão e da sua identidade. E ela é comunicada a nós, para que possamos encontrar nele o caminho mais seguro, o único que leva ao Pai. Com efeito, o versículo se conclui com as palavras: "Ninguém vai ao Pai senão por mim". Com as suas palavras Jesus nos revela aquilo que Ele é em si mesmo, e o que Ele é para cada homem e mulher desta terra.

«Eu sou o caminho, a verdade e a vida»

De que modo Jesus nos revela que Ele é a verdade? Dando testemunho da verdade com a sua vida e seu ensinamento. "Para isso nasci e para isto vim ao mundo: para dar testemunho da verdade" (Jo 18,37). Nós vivemos de acordo com a verdade, nós somos verdade, na medida em que somos a Palavra de Jesus. Mas, se Jesus é o caminho enquanto é a verdade, também é o caminho enquanto é vida para nós. "Eu vim para que tenham a vida e a tenham em abundância" (Jo 10,10). Quando nos nutrimos dele feito Pão na Eucaristia, bem como quando nos nutrimos de sua Palavra, Cristo cresce em nós.

E para que esta vida que existe em nós não se apague, nós, por nossa vez, devemos comunicá-la do único modo que Jesus nos ensinou: oferecendo-a como um dom aos nossos próximos.

«Eu sou o caminho, a verdade e a vida»

"Preparai o caminho do Senhor" (Lc 3,4), gritava o Batista no deserto de Judá, fazendo eco ao profeta Isaías. E aí está Aquele que se apresenta como o Senhor-Caminho, como Deus feito homem para que tenhamos acesso ao Pai por meio de sua humanidade.
Mas, qual foi o caminho usado por Jesus?

Sendo Filho de Deus, que é Amor, Jesus veio a esta terra por amor, viveu por amor, irradiando amor, doando amor, trazendo a lei do amor, e morreu por amor. Depois, ressuscitou e subiu ao Céu, realizando o seu plano de amor. Pode-se dizer que o caminho percorrido por Jesus tem um só nome: amor. E que nós, para segui-lo, devemos caminhar por esse caminho: o caminho do amor.

Mas, o amor que Jesus viveu e que Ele trouxe é um amor especial, único. Não é filantropia, nem simplesmente solidariedade ou benevolência, nem mesmo apenas amizade ou afeto; nem sequer é somente não-violência. É algo de excepcional, de divino: é o próprio amor que arde em Deus. Jesus nos deu uma chama daquele infinito incêndio, um raio daquele imenso sol: amor divino aceso no nosso coração pelo batismo e pela fé, alimentado pelos outros sacramentos, que é um dom de Deus mas que pede toda a nossa parte, a nossa correspondência.

Devemos fazer frutificar esse amor. De que modo? Amando. Não somos plenamente cristãos sem esta nossa contribuição segura. Amando, seguiremos Jesus-Caminho e seremos, como Ele, caminho até o Pai, para muitos de nossos irmãos e irmãs. E seremos cristãos mais convincentes se vivermos juntos este mandamento do amor que Jesus nos deu.

Embora ainda não exista a plena unidade entre nós, entre todos os seguidores de Jesus, podemos demonstrar o amor recíproco com a vida. Com isto temos a possibilidade de ver realizada uma promessa de Jesus: "Onde dois ou três estiverem reunidos em meu nome - que alguns Padres da Igreja interpretam 'no meu amor' - ali estou eu no meio deles" (Mt 18,20).

Nós, cristãos, podemos gozar desde já deste dom da presença de Jesus, por exemplo entre um católico e um anglicano, entre uma ortodoxa e uma metodista, entre um valdense e um armênio. Jesus no meio dos seus! Desse modo será Ele a dizer ao mundo que ainda não o conhece: "Eu sou o caminho, a verdade e a vida".

Neste mês, sejamos também mais conscientes de que, acima de tudo, a unidade dos cristãos é uma graça e que, portanto, é preciso pedir esse dom. Contemos com a oração feita em conjunto, porque Jesus disse: "Se dois de vós estiverem de acordo na terra sobre qualquer coisa que queiram pedir, isso lhes será concedido por meu Pai que está nos céus" (Mt 18,19).


Chiara Lubich
Palavra de vida, Janeiro de 2001
Focolares

Nenhum comentário: