domingo, 7 de março de 2010

Quaresma – Senhor, para não retroceder, necessito do vosso constante auxílio




«Senhor, para não retroceder, necessito do vosso constante auxílio»


“Ó Senhor de minha alma e meu Sumo Bem! Por que não quereis que a alma, quando se decide a amar-vos, fazendo o que está em suas mãos, isto é, abandonando tudo para se entregar ao vosso amor, não tenha logo o gozo de atingi-lo em grau perfeito? Disse mal. Deveria queixar-me de nós e perguntar porque não o queremos? Com efeito, se desde o início não gozamos de tão alta dignidade, a culpa é toda nossa, pois se possuíssemos com perfeição o vosso amor, teríamos com ele todas as espécies de bens! Mas, ó Senhor, somos tão mesquinhos e tardios em nos darmos inteiramente a Vós, que jamais acabamos de nos dispor. O resultado é que, assim como não nos resolvemos a dar tudo de uma vez, também, ó Senhor, não se nos dá duma vez este tesouro.

Ó meu Deus, fazei-me a grande misericórdia de ajudar-me e dai-me a coragem de procurar com todas as forças este bem. Se perseverar, Vós que a ninguém vos negais, pouco a pouco, ir-me-eis habilitando o ânimo para sair vitoriosa. Estou persuadida de que, se com vossa graça me esforçar por chegar ao cume da perfeição, entrarei no céu não sozinha, mas levando comigo muitas almas, como bom capitão, a quem Vós, Senhor, confiastes um grande exército. Mas, para não retroceder, necessito de muitíssima coragem e do vosso constante auxílio”.


Santa Teresa de Jesus
Obras Completas, Vida, 11, 1-4

Nenhum comentário: