sábado, 20 de março de 2010

FESTA DE SÃO JOSÉ - São José, o Adorador Perpétuo



SÃO JOSÉ, ESPOSO DA VIRGEM MARIA
SOLENIDADE
19 DE MARÇO


São José: Adorador Perpétuo

Em profunda adoração, São José uniu-se à graça especial de cada um dos eventos da vida de Jesus. Ele adorou o nosso Senhor em sua vida oculta e na Sua Paixão e Morte; ele adorou antecipadamente o Cristo Eucarístico em seus tabernáculos: não havia nada que o nosso Senhor pudesse esconder de São José. Com exceção da Virgem Maria, São José foi o primeiro e mais perfeito adorador do nosso Senhor.

Quão grandemente o Verbo encarnado foi glorificado pela adoração de Maria e José enquanto eles expiavam pela indiferença e ingratidão de Suas criaturas!

São José se juntava a Maria em adoração e unificava seu ser a Cristo. Seu coração vibrava com sentimentos de adoração, amor e louvor ao Pai, e de caridade para com os homens.

A adoração de São José acompanhou todas as fases da vida de nosso Senhor, aproveitando a graça, o espírito e a virtude de cada mistério. Na encarnação ele adorava o auto-aniquilamento do Filho de Deus; em Belém, adorava a pobreza; em Nazaré, o silêncio, a aparente fraqueza, a obediência, e todas as outras virtudes de Cristo. Conhecia-os bem e captou claramente a razão pela qual Cristo praticou-as - para o amor e glória de seu Pai Celestial.

Fé, humildade, pureza e amor, estas foram as chaves-mestras de sua adoração. Nenhum santo jamais vibrou com uma fé mais ardente ou rebaixou-se em mais profunda humildade. Nenhum anjo jamais brilhou com mais brilhante pureza. E quanto ao seu amor, nenhum santo ou anjo jamais tiveram nem nunca chegarão ao alcance da sua ardente caridade, através da qual expressou seu ser em plena devoção.

Porque a sua fé era tão forte, a mente e o coração de José, curvaram-se em perfeita adoração. Imite a sua fé enquanto você se ajoelha diante do Cristo humilde e aniquilado na Eucaristia. Rasgue o véu que cobre esta fornalha de amor e adore o Deus escondido. Ao mesmo tempo respeite do véu do amor e faça a imolação de sua mente e seu coração, a mais bela homenagem de fé.

Entre as graças que Jesus deu ao Seu pai adotivo - e Ele inundou-lhe com as graças anexadas a cada um dos Seus Mistérios - estava a especial graça para ser um adorador do Santíssimo Sacramento. Isso é o que devemos nos questionar sobre São José. Tenha confiança nele, uma forte confiança nele. Tome-o como patrono e modelo para sua vida de adoração.

Da estreita união com este santo adorador vou aprender a adorar o Senhor e a viver em intimidade com Ele. Eu então deverei ser o José da Eucaristia como ele era o José de Nazaré.


São Pedro Julião Eymard
A Divina Eucaristia

Nenhum comentário: