sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Transfiguração do Senhor - Esse Sol te fascinará com seu divino esplendor



FESTA DA TRANSFIGURAÇÃO DO SENHOR

Evangelho do dia: Mt 17, 1-9

Esse sol te fascinará com seu divino esplendor

“«Seu rosto brilhou como o sol» (Mt 17, 2). Por que admirar que o rosto de Jesus se tivesse tornado como o sol, se Ele era o próprio Sol? Era o Sol, mas dissimulado pela nuvem. Agora, a nuvem se afasta e Ele resplandece por um instante. Que nuvem é essa que se afasta? Não é a carne, mas a fraqueza da carne que, por um momento, desaparece. É a nuvem de que fala o Profeta: «Eis que vem o Senhor numa nuvem leve» (cf. Is 19, 1); leve, porque não carrega pecado algum; nuvem, porque dissimula o esplendor divino; leve, porque é assumida no esplendor eterno; nuvem, da qual diz o Cântico: «À sombra de quem tanto desejara me sentei» (Ct 2, 3); leve, porque é a carne do Cordeiro que tira os pecados do mundo. Uma vez que eles foram tirados, o mundo é elevado às alturas do céu, aliviado do peso de todos os seus pecados. O Sol velado por essa carne não é aquele que se levanta para os bons e os maus, mas «o Sol de justiça» (Ml 4, 2), que só se levanta para os que temem a Deus. Revestida dessa nuvem de carne, hoje, a Luz que ilumina todo homem resplandeceu. Hoje, ela glorifica essa mesma carne, mostra-a deificada aos apóstolos, para que estes a revelem ao mundo.

E tu, cidade bem-aventurada, gozarás eternamente da contemplação desse Sol, quando desceres do céu, adornada para Deus como a esposa para seu esposo; nunca mais em ti esse Sol se há de pôr: eternamente o mesmo, Ele fará brilhar uma eterna manhã. Esse Sol jamais será coberto por qualquer nuvem, e sua irradiação incessante te rejubilará com uma luz sem declínio. Esse Sol já não deslumbrará teus olhos, mas te dará a força de fixá-lo e te fascinará com seu divino esplendor. Esse Sol não conhecerá nenhum eclipse, e seu brilho não será empanado por nenhum sofrimento, pois a «morte não existirá mais, e não haverá mais luto, nem grito, nem dor» (Ap 21, 4) que possam diminuir o brilho que Deus te concedeu. Com efeito, João ouviu estas palavras vindas do céu: «As coisas anteriores passaram» (Ap 21, 4).

Eis o Sol de que fala o Profeta: «Não será mais o sol a luz do teu dia, nem será a lua que vai te iluminar à noite; o próprio Senhor será para ti luz permanente, e o teu brilho será o teu Deus» (Is 60, 19). Eis aquela luz eterna que resplandece em ti, na face do Senhor.

Ouves a voz do Senhor, contemplas a sua face resplandecente, e te tornas como o sol. Pois é pela face que se reconhece alguém e, reconhecê-lo, é ser por ele iluminado. Aqui tu crês, lá reconhecerás. Aqui compreendes pela inteligência, lá serás compreendido. Aqui vês como num espelho, lá verás face a face. Irradiado para sempre pelo brilho desse Sol eterno, tu o reconhecerás tal como ele é, e a alegria te iluminará. A face do Senhor resplandecerá sobre ti com tanto fulgor, que cumulará aquela aspiração do Profeta: «Que sua face resplandeça sobre nós!» (Sl 66 [67], 2)”.

São Pedro Venerável, Abade
Sermo 1, De Transfiguratione Domini
Patrologia Latina 189

Nenhum comentário: