sábado, 1 de agosto de 2009

São Pedro Julião Eymard – A via do amor



Festa 02 de agosto

A via do amor

O dom de si mesmo é uma meta difícil, mas S.Pedro Julião Eymard mostra às almas o caminho para se chegar até aí, o caminho do amor.

“O discípulo de Cristo pode chegar à perfeição cristã por duas vias. A primeira é a lei do dever: mediante o laborioso exercício das virtudes se vai progressivamente ao amor, que é o vínculo da perfeição. Esta via é uma via longa e trabalhosa, e por ela poucos chegam à perfeição pois, depois de haver subido durante algum tempo pela montanha de Deus, muitos param pelo caminho.

A segunda via é mais curta e mais nobre: é a via do amor. Antes de agir, o discípulo começa a estimar e a amar. O amor segue ao conhecimento e por ele se lança em tudo, como a águia até o cimo da montanha onde o amor tem a sua morada. E ali, como a águia real, contempla o sol do amor para conhecer bem a sua beleza e sua potência.

O amor, eis aqui o primeiro ponto de partida da vida cristã. O amor é o ponto de partida de Deus até sua criatura, de Jesus Cristo até o homem. Nada mais justo, então, que seja também o do homem até Deus. Mas, antes de ser ponto de partida, é necessário que o amor de Jesus Cristo seja um ponto de profundo recolhimento de todas as faculdades do homem, uma escola onde aprender a conhecer a Jesus. E especialmente na oração, a alma conhece Jesus e Ele se revela a ela”.

São Pedro Julião Eymard
La Eucaristía y la vida cristiana

Nenhum comentário: