quinta-feira, 13 de agosto de 2009

São Lourenço - Semear com largueza



Festa 10 de agosto

“Hoje a Igreja celebra a Festa de São Lourenço, Diácono da Igreja de Roma, que no século III foi martirizado na perseguição do Imperador Valeriano. Segundo a tradição, foi queimado vivo. Fora intimado a entregar ao governo da Cidade os tesouros da Igreja. Dizem que tomou todos os pobres dos quais cuidava, sustentados pela obra de caridade da Igreja romana, e os apresentou à autoridade: “Eis aqui o tesouro da Igreja”.

Na leitura da sua Festa (2Cor 9,6-10), São Paulo diz que quem semeia com largueza colherá com largueza. Lourenço fez assim: semeou com largueza. Primeiro porque foi um cristão dedicado, exercendo fiel e generosamente seu diaconato, cuidando dos pobres com dedicação e verdadeira caridade, percebendo que eles são, realmente, o maior tesouro que a Igreja tem, porque nos recordam sempre o que somos diante de Deus – pobres – e nos permitem servir ao Senhor, presente neles, já que o que a eles fizermos, ao Senhor é que fazemos.

Mas, ele semeou com largueza também e ainda mais porque, abrasado de amor, entregou toda a existência por Cristo, até a morte, dando a vida por seu Amigo e Salvador. Lourenço, que tantas vezes no Altar Eucarístico serviu o Cristo, grão de trigo que morre para dar fruto de vida eterna, foi, ele próprio, esse grão que, morrendo, produziu fruto.

Hoje somos nós, de vida cômoda e morna, chamados a realmente semear com largueza, por amor de Cristo; semear na nossa vida, na carne da nossa existência, a verdade de nosso amor a Cristo. Perdoa-nos, Senhor, sermos tão comodistas, tão pouco diligentes nas tuas coisas, no teu santo serviço, no amor aos teus pobres. Perdoa-nos porque não queremos te dar nada nem morrer em nada por ti: afetos, amizades, prestígio, dinheiro, poder, bens materiais, prazer, comodidade, diversão... Queremos tudo, como os pagãos; nada queremos perder, como os que não te conhecem; de nada abdicamos, como os que não esperam na ressurreição, mas esperam somente para esta vida. E ainda ousamos dizer que somos cristãos. Que teu servo e nosso irmão Lourenço rogue por nós. Amém”.

D.Henrique Soares da Costa
Bispo auxiliar de Aracaju e titular de Acufida
Cit.por domhenrique.com

Nenhum comentário: