sábado, 15 de agosto de 2009

Assunção de Nossa Senhora - A Esposa escolhida por Deus



15 de agosto

Era preciso que a Esposa escolhida por Deus habitasse a casa do céu

“Hoje a Virgem Imaculada, que não conheceu nenhuma das inclinações terrestres, mas alimentou-se de pensamentos do céu, não voltou ao pó da terra; sendo ela própria um céu vivo, é colocada nos celestes tabernáculos. Quem faltaria à verdade chamando-a de céu, a não ser por considerá-la superior aos céus por seus incomparáveis privilégios? Hoje o tesouro da vida, o abismo da graça nos é escondido por uma espécie de morte que dá vida. Sem receio Maria vê aproximar-se a morte, pois gerou Aquele que a destruiu, se é que podemos dar o nome de morte a essa luminosa partida de vida e de santidade. Pois, como poderia estar sujeita à morte aquela que deu ao mundo a verdadeira vida? Obedeceu, porém, à lei imposta por Aquele que Ela gerou, e, como filha do velho Adão, sofreu a sentença pronunciada contra o pai. Se seu Filho, que é a própria Vida, não recusou a morte, é justo que aconteça o mesmo com a mãe do Deus vivo.

Se o corpo santo e incorruptível que Deus, em Maria, unira a sua pessoa, ressuscitou do túmulo ao terceiro dia, é justo que também sua Mãe fosse arrancada ao túmulo e se juntasse a seu Filho. E, do mesmo modo que Ele descera até ela, foi elevada a um tabernáculo mais alto e mais precioso: o próprio céu. Era preciso, digo, que fosse colocada nos divinos tabernáculos de seu Filho quem abrigara em seu seio o Verbo de Deus. E, assim como o Senhor dissera estar em companhia dos que pertenciam a seu Pai, convinha igualmente que a Mãe permanecesse no palácio de seu Filho, na casa do Senhor e nos átrios de nosso Deus.

Pois, se lá habitam todos os que vivem na alegria, onde haveríamos de encontrar a causa de sua alegria? Era preciso que o corpo daquela que, ao dar à luz, conservara a virgindade, fosse também conservado após a morte. Era preciso que a Esposa escolhida por Deus habitasse a casa do céu. Era preciso que aquela que contemplara seu Filho na cruz e tivera o coração transpassado pelo gládio que lhe havia sido poupado ao dar à luz, o contemplasse sentado ao lado do Pai. Era preciso, enfim, que a Mãe de Deus possuísse tudo aquilo que seu Filho possuía, e fosse honrada por todas as criaturas”.

São João Damasceno
Homilia II in Dormitione Beatæ Mariæ Virginis, 2.13

Nenhum comentário: