quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

NATAL DE NOSSO SENHOR – Ó Emmanuel! Rei da Paz!



NATAL DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO
SOLENIDADE COM OITAVA
25 DE DEZEMBRO

«Ó Emmanuel! Rei da Paz!»

“Ó Emmanuel! Rei da Paz! Finalmente, hoje chegais a Jerusalém, a cidade que escolhestes; pois, é nela que está o vosso Templo. Em breve, encontrareis, nesta cidade, vossa Cruz e vosso Sepulcro; e o dia chegará em que estabelecereis junto a ela o vosso temível tribunal. Agora, chegais na cidade de Davi e de Salomão sem qualquer ruído, sem qualquer brilho. Jerusalém é apenas um local de passagem, rumo a Belém.

Todavia, Maria, vossa Mãe, e José, seu esposo, não a atravessam sem subir ao Templo, para oferecer ao Senhor suas preces e homenagens. E assim, pela primeira vez, o oráculo do Profeta Ageu se cumpre. Ele havia anunciado que a glória do segundo Templo seria maior do que a do primeiro.

O Templo possui, efetivamente, neste momento, uma Arca da Aliança bem preciosa, diferente daquela de Moisés, mas, sobretudo, incomparável a qualquer outro santuário, pela dignidade d´Aquele que está guardado em seu interior. É o próprio Legislador que está aqui, e não apenas uma mesa de pedra, sobre a qual a Lei se encontra gravada. Logo, a Arca viva do Senhor desce os degraus do Templo, e se dispõe a partir para Belém, onde a chamam outros oráculos”.

Dom Guéranger
L´année Liturgique


Nenhum comentário: