domingo, 28 de fevereiro de 2010

A Quaresma e o Silêncio – Chave para o Coração de Deus



QUARESMA 2010

«O verdadeiro silêncio é a chave para o imenso Coração chamejante de Deus»

“O único meio que pode ajudar o homem a encontrar resposta sobre si mesmo e sobre Aquele que o fez à sua imagem é o silêncio, a solidão — numa palavra, o deserto. O homem de hoje precisa destas coisas muito mais do que os eremitas de outrora.

Se quisermos estar preparados para dar testemunho de Cristo nas ruas, praças e mercados, onde nossa presença cristã está em contínua demanda, precisamos de silêncio. Se quisermos estar disponíveis, não só fisicamente, mas sobretudo espiritualmente, pela simpatia, pela amizade, compreensão e doação total da caridade, precisamos de silêncio. Se pretendemos dar aos outros a verdadeira e completa hospitalidade que não se contenta com a oferta de casa e alimento, mas abre também as portas da mente, do coração e do espírito, precisamos de silêncio. O verdadeiro silêncio é o homem em busca de Deus!

O verdadeiro silêncio é uma ponte suspensa que o espírito, enamorado de Deus, constrói sobre a escuridão e os abismos de sua própria mente; sobre as assustadoras ravinas e precipícios da tentação; sobre as gargantas escuras dos medos e terrores que o impedem de chegar a Deus.

O verdadeiro silêncio é a linguagem dos amantes. Somente quem ama compreende toda a sua beleza e alegria. O verdadeiro silêncio é um jardim fechado onde — e somente aí! — o espírito floresce com Deus e para Deus. É uma fonte selada que somente o coração pode desvendar e abrir para saciar sua sede do infinito.

O verdadeiro silêncio é a chave para o imenso Coração chamejante de Deus. É o começo de um "namoro" que só terminará na união final e definitiva com o Amado. Um tal silêncio é santo; é a oração que paira acima de todas as preces e chega à oração final da constante presença de Deus, atingindo as alturas da contemplação, quando o espírito, finalmente em paz total, vive alimentado apenas pela vontade do Ser Supremo que ele ama.

Este silêncio sai para fora em forma de caridade que transborda no serviço do próximo, sem considerar o custo e a dificuldade. Testemunhando Cristo em toda parte, o silêncio, em forma de disponibilidade, se tornará fácil e agradável, porque a alma começa a ver a face do seu Amor em cada pessoa. A hospitalidade será profunda e real porque um coração em silêncio é um coração que ama e um coração que ama é um imenso abrigo aberto para o mundo inteiro.

Um silêncio assim não é prerrogativa exclusiva de mosteiros e conventos. Deveria existir em todas as pessoas que amam a Deus, em cada cristão que se volta para o mistérios da sua redenção, em cada judeu que escuta, dentro de si, as vozes dos antigos profetas, em cada alma, enfim, que se levanta e parte em busca da verdade, em busca de Deus. Porque Deus não está no meio do barulho e da confusão quando estes dois se instalam no próprio coração do homem.

Desertos, silêncio, solidão não são necessariamente lugares, mas sim um estado de espírito e de coração. Como tal podem ser encontrados em pleno bulício das cidades, a qualquer hora ou qualquer dia. Basta que sintamos a tremenda necessidade que deles temos e saiamos a sua procura. Serão, talvez, pequenos desertos, pequenos "poços de silêncio" na imensa vastidão do barulho, mas se estivermos dispostos a descer até eles, hão de trazer-nos uma experiência santificante e alegre como a que sentiram os primeiros ermitães, nos desertos da Tebaida, algo parecido com a solidão infinitamente rica, fecunda e fervilhante de forças criadoras, na qual o próprio Deus se refugia. Porque somente Deus torna santos, alegres e fecundos todos os silêncios e todos os desertos”.



Serva de Deus Catherine de Hueck Doherty
Fundadora de Madonna House
Deserto Vivo:Poustínia, pp.28-30
Ed.Loyola, São Paulo, 1989

Nenhum comentário: