quinta-feira, 30 de julho de 2009

São Pedro Crisólogo – O nome de Cristo é Paz



30 DE JULHO

«O nome de Cristo é Paz»

“Por ocasião da vinda de nosso Senhor e Salvador, e de sua presença num corpo, os anjos que dirigiam os coros celestes davam a boa nova aos pastores, dizendo: «Eu vos anuncio uma grande alegria, que será para todo o povo» (Lc 2, 10). Portanto, nós também, tomando emprestada a voz desses santos anjos, vos anunciamos uma grande alegria. Hoje a Igreja está em paz; hoje a barca da Igreja está no porto; hoje, caríssimo, o povo de Cristo é exaltado e os inimigos da verdade são humilhados; hoje Cristo se alegra e o diabo chora; hoje os anjos exultam e os demônios se confundem.

Que mais diremos? Hoje Cristo, que é o rei da paz, saindo com a sua paz, afugentou todo conflito, repeliu as dissensões, lançou fora a discórdia. E, tal como o esplendor do sol ilumina o céu, assim ele ilumina a Igreja com o fulgor da paz. Porque «nasceu-vos hoje o Salvador do mundo» (Lc 2, 11).

Como é desejável esse nome de paz, estável fundamento da fé cristã e celeste ornamento do altar do Senhor! E que poderíamos dizer que fosse digno dessa paz? O próprio nome de Cristo é paz, como diz o Apóstolo: «Cristo é a nossa paz, de ambos os povos fez um só» (Ef 2, 14). Pois bem: assim como, quando o rei está para sair, as ruas são limpas e toda a cidade é ornada com flores e enfeites variados, de modo que não haja nada menos digno de se mostrar a ele, também agora, à chegada de Cristo, rei da paz, seja retirado tudo o que é triste; e, ao brilhar a verdade, seja afugentada a mentira, cesse o conflito, resplandeça a concórdia.

Por isso, se também na terra a paz é louvada pelos santos, o esplendor do seu louvor é realizado no céu, onde os anjos a louvam, dizendo: «Glória a Deus no mais alto dos céus, e paz na terra aos homens que ele ama» (Lc 2, 14). Vede, irmãos, como os habitantes do céu e da terra trocam entre si os presentes da paz: enquanto os anjos do céu anunciam a paz na terra, os santos da terra louvam a Cristo, que é a nossa paz e está nos céus, e todos cantam juntos em místicos coros: «Hosana nas alturas!»”

Digamos, portanto, também nós com os anjos: Glória a Deus nas alturas, glória a Deus que humilhou o diabo e exaltou o seu Cristo, que repeliu a discórdia e estabeleceu a paz”.

S.Pedro Crisólogo, Bispo e Doutor
Sermo 149(Patrologia Latina 52)

Nenhum comentário: