segunda-feira, 16 de março de 2009

São Francisco de Paula: Convertei-vos com sinceridade!



“Convertei-vos de coração sincero!

Que Nosso Senhor Jesus Cristo, que sabe recompensar com grande generosidade, vos dê a paga de vossos trabalhos.

Fugi do mal, afastai-vos dos perigos. Nós e todos os nossos irmãos, embora indignos, rogamos constantemente a Deus Pai, a seu Filho Jesus Cristo, e também à Virgem Maria, sua Mãe, que sempre vos ajudem e guiem no esforço para alcançar a salvação de vossas almas e corpos.

Portanto, irmãos, exorto-vos insistentemente a que trabalheis com toda prudência e solicitude na salvação de vossas almas. A morte é certa; e a vida, que é breve, se desfaz como a fumaça.

Lembrai-vos da paixão de nosso Senhor Jesus Cristo que, ardendo de amor por nós, desceu do céu para nos salvar; suportou inúmeros tormentos na alma e no corpo, e não quis evitar sofrimento algum por nossa causa. Ele nos deu o exemplo da perfeita paciência e do perfeito amor; portanto, sejamos nós também pacientes nas adversidades.



Afastai de vós toda espécie de ódio e inimizade; evitai cuidadosamente as palavras ásperas e inconvenientes; e se alguma vez tiverem saído de vossa boca, não vos envergonheis de levar o remédio com os mesmos lábios que provocaram a ferida.

Perdoai-vos uns aos outros e esquecei totalmente qualquer ofensa recebida. Guardar sentimento do mal é uma injúria, é complemento da ira, retenção do pecado, ódio da justiça, veneno da alma, destruição das virtudes, verme da consciência, obstáculo da oração, impedimento da caridade, espinho cravado na alma, maldade sempre desperta, pecado que nunca se apaga, morte cotidiana.

Amai a paz, que é o mais precioso de todos os tesouros. Convertei-vos, então, de coração sincero. Vivei de tal modo que mereçais receber a bênção do Senhor; e a paz de Deus nosso Pai esteja sempre convosco”.


Das Cartas de São Francisco de Paula, Eremita
Ofício das Leituras, 2 de abril


Nenhum comentário: