quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

A Oração da Quaresma de Santo Efrén



Pe. Alexander Schmemann

Tradução: Monges da Comunidade Monástica São João o Teólogo


De todos os hinos e orações da quaresma, uma pequena oração pode ser qualificada como "A Oração da Quaresma". A Tradição atribui sua autoria a um dos maiores mestres da vida espiritual, Santo Efrén o Sírio.

Senhor e Mestre de minha vida,
afasta de mim o espírito de preguiça,
de abatimento, de domínio,
de loquacidade,

e concede a mim, teu servo,
um espírito de integridade,

de humildade, de paciência
e de amor.

Sim, Senhor e Rei,
concede ver meus pecados
e não julgar meus irmãos

porque és Bendito
pelos séculos dos séculos.
Amém.



Esta bela e edificante oração é recitada duas vezes ao final de cada Ofício de Quaresma, todos osdias, de segunda a sexta-feira.

Por que esta pequena e simples oração ocupa um lugar tão importante em toda a vida litúrgica da Quaresma? Porque enumera, de um modo singular, todos os elementos positivos e negativos do arrependimento e constitui, de algum modo, uma espécie “checking list” de nosso esforço individual de Quaresma. Aponta claramente como elementos negativos a indolência, o desalento, a vanglória, a loquacidade (palavras vãs, inúteis) e a falta de amor que leva à uma caridade infértil. Este nosso esforço individual aponta primeiro a nossa libertação de algumas enfermidades espirituais fundamentais que dão forma à nossa vida e que tornam virtualmente impossível para nós, inclusive, iniciar o nosso retorno para Deus e continuar nossa caminhada de encontro ao Amor.


Nenhum comentário: