domingo, 1 de fevereiro de 2009

O Pão dos anjos




Oração de São Tomás de Aquino, Doutor da Igreja

"O pão dos anjos, o pão do caminhante, o verdadeiro pão dos filhos de Deus"


“Deus todo poderoso e eterno, eis que me aproximo do Sacramento do Teu Filho único, nosso Senhor Jesus Cristo. Doente, venho ao Médico de Quem depende a minha vida; manchado, venho à Fonte da Misericórdia; cego, venho ao Foco da Luz eterna; pobre e desprovido de tudo, venho ao Senhor do céu e da terra.

Imploro, pois, a Tua imensa, a Tua inesgotável generosidade, a fim de que Te dignes curar as minhas enfermidades, lavar as minhas manchas, iluminar a minha cegueira, cumular a minha indigência, cobrir a minha nudez; e que, assim, eu possa receber o Pão dos anjos (Sl 77,25), o Rei dos reis, o Senhor dos senhores (1Tm 6,15), com toda a reverência e humildade, com toda a contrição e devoção, com toda a pureza e fé, com toda a firmeza de propósito e retidão de intenção que a salvação da minha alma requer.

Concede-me, suplico-Te, que não receba apenas o Sacramento do Corpo e Sangue do Senhor, mas toda a força e eficácia desse Sacramento. Deus cheio de doçura, concede-me que receba tão bem o Corpo do Teu Filho único, nosso Senhor Jesus Cristo, esse Corpo material que Ele recebeu da Virgem Maria, que mereça ser incorporado no Seu Corpo místico e contado entre os Seus membros.

Pai cheio de amor, concede-me que esse Filho bem amado que me preparo para receber agora da forma velada que convém ao meu estado de peregrino, eu possa um dia contemplar de rosto descoberto e para a eternidade, Ele que, sendo Deus, vive e reina contigo, na Unidade do Espírito Santo, pelos séculos dos séculos. Amém”.


Nenhum comentário: