terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Canonização do Beato Rafael Arnaiz cada vez mais e mais próxima



Quase 600 pessoas, no Mosteiro Trapista de San Isidro de Dueñas, comemoram, alegres, o 70º aniversário da morte do Beato Rafael

Como todos os anos, quando se aproxima o dia 26 de abril, Palencia organiza no sábado mais próximo a esta data, uma pequena peregrinação desde a cidade até o Mosteiro de San Isidro de Dueñas, onde viveu e morreu o Beato Rafael, para comemorar o aniversário de sua morte. Nesta ocasião, o dia 26 era um sábado e precisamente era o 70º aniversário do falecimento do Beato. Por tudo isso, cerca de trezentos jovens partiram desde a Praça da Catedral, às 10h da manhã, acompanhados pelo Bispo, D.José Ignácio Munilla, e numerosos sacerdotes, até o Mosteiro, em uma peregrinação de uns 14 km. Após um descanso em Villamuriel de Cerrato, os jovens chegaram à Abadia de San Isidro de Dueñas, na localidade de Venta de Baños, ao meio-dia. Ali se juntaram a outras trezentas pessoas vindas de outros pontos da Espanha.

Ao longo do dia, compartilharam uma comida fraternalmente, e teve lugar uma celebração comunitária da penitência, na qual participaram também os Padres Trapistas. Às 17 h foi celebrada a Eucaristia, presidida pelo Senhor Bispo e concelebrada pelos sacerdotes que haviam acompanhado a peregrinação.

Foi precisamente durante a Homilia, quando D. Munilla manifestou a sua alegria pela notícia da aprovação, por parte da Comissão de médicos, do segundo milagre atribuído ao Beato Rafael. Embora todavia, após este passo sejam necessárias várias aprovações mais por parte de uma Comissão de teólogos do Vaticano, ou do próprio Papa, não há dúvida de que a canonização está cada vez mais perto, embora seja impossível precisar uma data. É importante esclarecer que D. Munilla não anunciou a canonização em si mesma, mas tão somente a aprovação do segundo milagre, certamente importante para a canonização. Este milagre teve lugar em Madri, no ano de 2000, e consistiu na cura de uma mãe que, após dar à luz seu filho, entrou em morte cerebral. Sua repentina cura se atribui à intercessão do Beato Trapista.

O Beato Rafael Arnáiz, nascido em Burgos e criado em Astúrias, não teve uma longa vida. Após cursar arquitetura, entrou com 23 anos, em 1934, no Convento Cisterciense de San Isidro de Dueñas, em Palencia, conhecido como a Trapa. Seus escritos são muito conhecidos, e sua simplicidade e humildade, ao mesmo tempo que sua férrea fé ante a enfermidade e a dor, deram volta ao mundo. Após 4 meses de sua entrada no Mosteiro, lhe foi diagnosticada uma diabetes forte que lhe obrigou a sair do Mosteiro em três ocasiões, voltando outras tantas a ele. Frei Maria Rafael, beatificado em 1992 por João Paulo II, sentia que morreria Trapista, e assim se sucedeu, quatro anos mais tarde, em 1938.
A. Llamas Palácios

José Jiménez Lozano
Alfa y Omega, Semanario Católico de Información
01 de maio de 2008

Nenhum comentário: