terça-feira, 8 de dezembro de 2009

IMACULADA CONCEIÇÃO – Câmara nupcial do Espírito, cidade do Deus vivo




IMACULADA CONCEIÇÃO DE NOSSA SENHORA

SOLENIDADE
08 DE DEZEMBRO


Câmara nupcial do Espírito, cidade do Deus vivo

Hoje sopraram as brisas anunciadoras da alegria universal. Dá louvores, ó céu! Fica feliz, ó terra! (Is 49, 13). Que a natureza inteira exulte: vem ao mundo a ovelha pela qual o pastor revestirá o cordeiro e rasgará as túnicas da antiga mortalidade! Celebremos uma festa para a Mãe de Deus.

Canta, ó Ana estéril, tu que não mais dais à luz! Explode de alegria e dá vivas, tu que já não tens as dores do parto! (Is 54, 1).

Regozija-te, Joaquim, pois de tua filha, nasceu para nós um menino, um filho nos foi dado. Seu nome será: Maravilhoso Conselheiro, isto é, da salvação do universo, Deus Forte (Is 9, 5).

Se o menino é Deus, como não será Mãe de Deus aquela que o põe no mundo? “Quem não reconhece a Santíssima Virgem como Mãe de Deus, está separado da divindade”. Não é minha esta afirmação, mas ela me pertence; recebi-a como preciosa herança teológica de meu pai, Gregório, o Teólogo. Hoje é o começo da salvação para o mundo, porque no rebanho do Senhor nasce a Mãe de Deus, da qual quis nascer o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo.

Hoje o Criador de todas as coisas, o Verbo divino, compôs um cântico novo, saído do coração do Pai, para ser escrito com uma pluma pelo Espírito, que é a linguagem de Deus.

Filha digna de Deus, beleza da natureza humana, reabilitação de Eva, nossa primeira mãe, Filha sempre virgem que pudeste conceber sem a intervenção humana, pois aquele que geraste tem um Pai eterno. Filha da raça humana que carregaste nos braços o Criador.

De fato, és mais preciosa que toda a criação, pois somente contigo o Criador partilhou as primícias de nossa humanidade. Sua carne foi feita de tua carne, seu sangue, do teu sangue; Deus se alimentou do teu leite, teus lábios tocaram os lábios de Deus. Na presciência da tua dignidade, o Deus do universo te amou; como te amou, te predestinou, e nos últimos tempos te chamou à existência e te estabeleceu mãe para dar à luz um Deus e alimentar seu próprio Filho, o Verbo. Por todo o teu ser és a câmara nupcial do Espírito, a cidade do Deus vivo, toda bela e próxima de Deus, alegrada pelas torrentes do rio que são as ondas dos carismas do Espírito.

Virgem cheia da graça divina, templo santo de Deus, teu adorno não é de ouro nem de pedras mortas, mas é o Espírito quem te confere um esplendor bem maior que o do ouro. Como jóia tens a pérola mais preciosa, a chama da divindade: Cristo.

Deus Santo é o Pai que, em seu desígnio, quis que se cumprisse em ti o mistério que predestinara antes dos séculos.

Santo e Forte é o Filho unigênito de Deus, que te fez nascer para nascer de ti como Filho único de uma Virgem Mãe, primogênito de uma multidão de irmãos, semelhante a nós e participante, por teu intermédio, de nossa carne e de nosso sangue.

Santo e Imortal é o Espírito de toda santidade, que pelo orvalho de sua divindade te resguardou do fogo divino, que a sarça ardente de Moisés prefigurava. Amém! Amém!

Ave, cheia de graça, o Senhor está contigo, bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto de teu ventre (Lc 1, 28.42), Jesus Cristo, o Filho de Deus. A ele, a glória pelos séculos dos séculos.


São João Damasceno
Homilia 6 in Nativitate Beatæ Mariæ Virginis, 4-12


Nenhum comentário: