domingo, 25 de outubro de 2009

SANTA TERESA DE JESUS – A oração em Santa Teresa de Ávila



FESTA 15 DE OUTUBRO

Memória

A ORAÇÃO EM SANTA TERESA DE ÁVILA

Penso que como membros da Igreja, a todos nos interessa a experiência de oração e vida dos grandes místicos(as) que a própria Igreja consagrou e apresentou ao mundo como modelos para a humanidade de todos os tempos. É nessa perspectiva que traço algumas linhas, a titulo de introdução, do que viveu e nos legou Santa Tereza de Ávila.

A oração é o tema central da mensagem de Santa Teresa; é a sua primeira lição. Foi também a oração o eixo principal de sua experiência: a aventura de seu drama pessoal e a base maior e mais profunda de sua interioridade. Serviu à santa para compreender-se a si mesma e ao mistério da vida cristã. Serviu-lhe igualmente de suporte para poder transmitir ao mundo a sua mensagem. Lembrando que esta mulher viveu no século XIV, quando as mulheres não tinham a menor possibilidade de expressão na família, na sociedade ou na Igreja, Teresa rompeu essas barreiras e fez-se ouvir.

O problema da oração hoje é fundamental em todas as grandes religiões e para nós cabe ainda mais a pergunta: o que é a oração cristã? Como vivenciar hoje a dimensão orante-cristã ? Como fazê-la atuar com a vida concreta das pessoas de hoje? A atualidade da lição que Teresa nos traz não significa apenas textos que ela nos deixou escritos, mas sobretudo, o espírito que ela nos legou, sua coragem, desenvoltura, alegria de viver e confiança em Deus: “Só Deus basta”. É difícil que leiamos qualquer de suas páginas e não encontremos ressonância em nossas vidas. Podemos encontrar eco para quase todos os nossos problemas, nas obras da santa castelhana, a andarilha que a Inquisição julgou “perigosa” por falar de coisas que não competiam às mulheres tratar.

Acima da problemática da oração (o que o nosso povo reza hoje? qual de suas orações?), Sta. Teresa leva-nos a questionarmos o pequeno mundo que criamos para nós mesmos e no qual nos enclausuramos. Como superarmos essas muralhas que edificamos e elevarmos palavras que cheguem a Deus? Afinal, na definição teresiana, oração exige relacionamento entre seres que têm afinidade – falar a um Deus que é amigo e que sei que me ouve! Como poderemos chegar ao coração de Cristo com nossa pobre oração e como essa oração pode levar-nos a um compromisso de transformação da realidade em que vivemos?

Em Santa Teresa, a oração compreende três momentos: a experiência (o que experimentamos da presença de Deus), a reflexão (a ruminação da Palavra) e o magistério (a transmissão do que usufruirmos da Palavra).

Não pensamos que esta mulher viveu nas nuvens; pelo contrário, muito em contato com a sua realidade (seu chão), daí extraia os elementos para a sua oração e para “confecção” da doutrina que legou á Igreja – místicos das mais diferentes religiões buscam nessa mulher cristã a luz que não encontram facilmente em seus escritos e
místicos.

Que este princípio de apresentação desta estupenda mulher e santa nos anime a conhecê-la, a ler seus textos, a mergulhar nos Evangelhos, a fonte principal de inspiração de Santa Teresa. Mas, principalmente, neste tempo pascal, que o nosso ser cristão seja expressão da experiência que fizemos do Ressuscitado!


Frei Osmar Vieira Branco
Comunidade Carmelitana
Comissariado do Paraná

Nenhum comentário: