domingo, 25 de outubro de 2009

SANTA TERESA DE JESUS – Da Homilia do Papa Paulo VI na proclamação de Santa Teresa como Doutora da Igreja



SANTA TERESA DE JESUS, SANTA ESPANHOLA COM TÊMPERA DE REFORMADORA

FESTA 15 DE OUTUBRO

Memória

“Em sua personalidade (de Santa Teresa) se apreciam os traços de sua pátria: a fortaleza de espírito, a profundidade de sentimentos, a sinceridade de alma, o amor à Igreja. Sua figura se centra em uma época gloriosa de santos e de mestres que marcam seu século com o florescimento da espiritualidade. Escuta-os com a humildade da discípula, que por sua vez sabe julgá-los com a perspicácia de uma grande mestra de vida espiritual, e como tal a consideram eles.

Por outro lado, dentro e fora das fronteiras de sua pátria, se agitam violentos os ares da Reforma, enfrentando entre si aos filhos da Igreja. Ela, por seu amor à verdade e pelo trato íntimo com o Mestre, teve de enfrentar dissabores e incompreensões de toda parte, e não sabia como dar paz a seu espírito ante à ruptura da unidade: "Fatiguei-me muito – escreve - e, como se eu pudesse algo ou fosse algo, chorava com o Senhor e Lhe suplicava redimisse tanto mal".

Este seu sentir com a Igreja, provado na dor que consumia suas forças, a levou a reagir com toda a força de seu espírito castelhano num afã de edificar o reino de Deus; ela decidiu penetrar no mundo que a rodeava com uma visão reformadora para dar-lhe um sentido, uma harmonia, uma alma cristã.

Depois de cinco séculos, Santa Teresa de Ávila continua marcando as pegadas de sua missão espiritual, da nobreza de seu coração sedento de catolicidade, de seu amor despojado de todo apego terreno para entregar-se totalmente à Igreja. Bem pôde dizer, antes de seu último suspiro, como um resumo de sua vida: «Enfim, sou filha da Igreja»”.


Papa Paulo VI
Homilia na proclamação de Santa Teresa como Doutora da Igreja Universal, em 27 de setembro de 1970


Nenhum comentário: